21/09/2017

Relatos de Experiências

Convidamos os professores estaduais da 7ª CRE para divulgar suas atividades, com o uso das tecnologias digitais, através do NTE Passo Fundo, no SENID 2018.

Envie o relato de sua prática para o NTE Passo Fundo, até dia 11 de outubro de 2017, para serem selecionados, com o objetivo de serem apresentados no SENID 2018/UPF.

Clique na imagem para acessar o formulário de Relato de Experiência.

https://goo.gl/forms/ITsUKQgYX4Kwv9Oa2

Medalha de Ouro - Prêmio Maker para os alunos da Robótica Educacional



Os alunos do IESTA - Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, de Marau, conquistaram a Medalha de Ouro Prêmio Maker na Etapa Estadual de Robótica em São Leopoldo.
Nos dias 26 e 27 de agosto, a equipe "Arduíno Mania" composta pelos alunos Gustavo Panisson, Hiago Rangel Albano, Talitta Andreolla Debona e Luana Zuchi participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Prática Etapa Estadual, conquistando a Medalha de Campeões na Modalidade Maker. "Maker" ou "faça você mesmo" é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres, disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas, sendo responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo inventar algo novo.
O Prêmio Maker é para a equipe que cria um robô com o maior número de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.
A escola desenvolve o projeto "As Inovações na Área Tecnológica no Ensino da Física e da Matemática Envolvendo a Linguagem de Programação Arduíno", sob a coordenação da professora Elis Regina Albano, que participa do Curso de Robótica Educacional, promovido pelo NTE Passo Fundo. Os alunos realizam tarefas com o uso da Robótica, no turno inverso, tendo como objetivo principal a compreensão do processo de constituição da programação em robótica educativa livre e a relação dos conteúdos da matemática e da física. Desenvolvem atividades como construir protótipos robóticos, circuitos elétricos, placa Arduíno entre outros, destacando a utilização de materiais de sucata. A escola desenvolve esse trabalho, graças ao apoio dos pais e comunidade escolar que não medem esforços para que o projeto aconteça.